Oficina de Construção de Personagens

Não vamos discutir aqui a importância do RPG como ferramenta pedagógica, até porque isso já foi feito (clique aqui). Nem vamos apresentar uma proposta para tal atividade, até porque já foi feito (clique aqui). Hoje venho falar sobre resultados.

Oficina de RPG 2016 (16)

E falando em resultados, o projeto que é desenvolvido na rede pública de ensino do município de Natal iniciou o ano de 2016 com uma oficina de construção de personagens para turmas dos 5º anos. Desde as primeiras experiências com RPG em sala de aula, uma das grandes dificuldades foi encontrar um sistema simples que permitisse a rápida compreensão, que pudesse ser utilizado em apenas uma hora e com uma construção de fichas de forma muito rápida. Foi nesse contexto que foi desenvolvido o RPG Medievo (clique aqui), sistema de regras para RPG desenvolvido com auxílio dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Maria Dalva Gomes Bezerra, na Zona Norte de Natal/RN.

Mas voltemos à oficina. A mesma foi desenvolvida com o intuito de construir personagens utilizando o sistema proposto. Na proposição do projeto para 2016, a ideia é produzir um material suplementar para o Medievo, que trate da cultura indígena do RN no período referente ao “descobrimento” do Brasil, fazendo com que os alunos/as se coloquem na visão do indígena, no contexto histórico proposto.

Oficina de RPG 2016 (20)

As turmas têm em torno de 25 a 30 alunos e nenhum deles teve o mínimo contato com o RPG até antes das oficinas. No início, foram explicados os conceitos básicos do RPG, foi feita a exposição de um vídeo didático e aberto o debate para esclarecimento das dúvidas. Logo após o debate, começamos o processo de construção das fichas. Para minha surpresa, o coletivo de crianças levou algo em torno de 27 a 30 minutos para concluir as fichas. O Medievo tinha atendido à sua primeira expectativa, pois era simples e autoexplicativo no critério construção de fichas. Detalhe: os discentes realizaram todas as escolhas sozinhos e visualizando as necessidades do grupo.

Oficina de RPG 2016 (19)

Um outro ponto importante do projeto é a produção de material, construído em debate com os discentes, sobre a história local e a cultura indígena, mediante os conhecimentos dos mesmos. Essa produção é concluída ao final do ano letivo e apresentada à comunidade escolar.

Oficina de RPG 2016 (14)

O projeto encontra-se em fase de consolidação e tem outro objetivo para 2016: construir uma biblioteca com acervo de sistemas de regras e cenários de RPG para o empréstimo e consulta dos discentes, incentivando a prática da narrativa e difundido o RPG como ferramenta pedagógica.

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