Os sábios tornaram-se demônios?

Uma das coisas a se observar no cenário rpgístico brasileiro é o desdém pela produção nacional. E infelizmente, esse processo é realizado pela velha guarda. Sim os nossos anciões, aqueles que desbravaram o RPG nacional em meados dos anos 1980, segurando firme o timão nas campanhas de inquisição dos anos 1990 até as aguas calmas dos anos 2000. Os mares se abrandaram, os motins foram contornados, mas os nossos capitães não souberam sair em busca de novos horizontes.

Os marujos ansiavam pelos seus barcos, prometidos pelos velhos mestres, mas estes não deixavam os neófitos partirem em suas próprias aventuras. Então veio a “revolução” e com ela novas ideias, novos conceitos e novas práticas. E os velhos mestres abominam essa pratica e se enclausuram em seus castelos, escondem seus neófitos, abandonam seus princípios aos quais juraram defender. Luxuria, ganância, soberba e ira são os pecados cometidos. A gula metafórica é praticada de forma exacerbada sobre o novo. Os antigos sábios se tornam os novos demônios, aqueles que agora tinha a missão de usurpar toda e qualquer aspiração à nova realidade.

“Não abram os olhos”, eles falaram, mas nem todos optaram pela escravidão. Muitos tomaram a liberdade em grandes goles, um gosto de “cor” belíssima que tem seu simbolismo e representatividade. Poucos quebraram a película dos velhos senhores e rasgaram a carne em vitória, muitos ainda falam com as paredes, ou melhor, escrevem para si mesmos.

Nossos conselheiros se agarraram aos cânones que foram pilares para nossa construção lúdica, mas em prol disso, criaram a sua própria cruzada contra o novo pensar; sim, o pensar local. “Heresia, isso não edifica!” disseram, “Venham para a caverna, a luz de Prometeu nada tem a te acrescentar!” Mas alguns partiram em busca desse saber, uma luz que só prometia inspiração e ideias novas. Mas alguns retornaram, mais por medo do que por falta de ideias.

E muitos que seguiram nesta jornada acabaram escrevendo para si próprios.

matrix

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s