Star Wars: Cronologia de RPG, Parte II

Continuando a matéria retrospectiva sobre Star Wars no RPG, apresento a vocês hoje, um pouco sobre o material da WoTC — o tão famoso e jogado D20 e o SAGA — mas primeiro, vamos falar do Star Wars D20.

Bom, vamos aos fatos: os Magos da Costa adquiriram os direitos sobre Star Wars e publicaram Star Wars em 2000, com a chegada do filme Star Wars I – Ameaça Fantasma e uma revisão em 2002. As regras usadas eram as mesma do Dungeons and Dragons, com algumas modificações para adequar-se à temática do Star Wars. O livro básico dava ênfase a se aventurar no período dos filmes que estavam passando, como a Guerra dos Clones e os problemas gerados na República, mas com seus suplementos podia-se expandir suas aventuras para outras épocas do Universo Expandido, como a adorada (e mais jogada) das mesas: a Velha República. E dava para jogar até com os vilões e se aventurar como Sith, comerciante de escravo ou ainda caçador de recompensas (alguém pensou em fazer um Bobba Fett aí?).

Regras

Sem título

Capa do Star Wars Revisado

Como falei acima. o RPG utiliza a mesma base do Dungeons and Dragons; com seis atributos principais, STR (força), DEX (destreza), CON (constituição), INT (inteligência), WIS (sabedoria) e CHA (carisma); tenha características secundárias como os Saving Throws (jogadas de salvamento) para escapar de situações adversas no jogo; Vitalidade, Defesa, Base de ataque (definida pela classe e raça), Pericias (aqui definidas pela classe a qual você está jogando e pagando pontos por ela) e Talentos (que são os poderes e habilidades das classes).

O jogo se baseia em níveis e se você gosta de jogos como os da aventura de Starkiller, esse RPG é sua cara! Ao chegar nos níveis mais altos, você pode como Jedi, destruir uma Estrela da Morte ou ainda deixar um planeta como Júpiter coberto com plantas através do poder da Força. Regras para cair no Lado Sombrio da Força foram incorporados e cada atitude dos jogadores pode influenciar a queda e acabar perdendo o personagem (ou não, se usar as regras para jogar com os vilões).

As rolagens no sistema funcionam de duas formas: quando estamos lutando com um adversário, rola-se o d20+Base de Ataque e compara-se com o valor da Defesa do adversário; já na rolagem contra situações, usamos um d20+pericia ou saving throw necessário (Fortitude – Constituição, Reflexo – Destreza ou Força de Vontade – Sabedoria, sempre usando os valores de bônus do atributo). Vale lembrar que alguns Talentos podem ajudar nos dois tipos de rolagens.

As classes do livro básico D20 revisado são Fringer, Noble, Scoundrel, Soldier, Force Adept, Jedi Guardian, Jedi Consular, Scout e Tech Specialist, além de uma espécie de expansão para essas classes, chamadas de Classes de Prestigio, sem contar o monte de raças disponíveis só no básico: Humanos, Bothans, Cereans, Duros, Ewoks, Gungans, Ithorians, Kel Dor, Mon Calamari, Quarren, Rodians, Sullustans, Trandoshans, Twi’leks, Wookiees, Zabrak e regras específicas para jogar com dróides.

Com vários suplementos e uma comunidade ativa até hoje (a comunidade foi desativada oficialmente nos domínios da WotC, mas existe ainda por aí), produzindo material e atualizando o sistema para as mudanças no universo de Star Wars. A WotC aderiu à ideia de expandir a cada suplemento e aumentar a gama de Classes disposníveis, inclusive as de Prestigio, bem como suplementos temáticos para Star Wars com diferentes eras para se jogar. Apesar de terem sido lançados muitos suplementos para esta versão de Star Wars, eles ainda não chegam aos pés da quantidade de seu antecessor (talvez devido ao pouco tempo da WotC com a licença ou algum outro motivo — talvez o que mostrarei logo abaixo).

Infelizmente Star Wars D20 e seus suplementos estão fora de catálogo, mas ainda é possível encontra-los em sebos ou através das redes sociais ou internet.

Star Wars SAGA

Publicado em 5 de Junho de 2007, depois da trilogia de Anakin Skywalker passar no cinema (o último filme saiu em 2005) o SAGA é conhecido popularmente como o teste da WotC do sistema D20 para a próxima geração (a 4ª edição de D&D), mais simples que seu antecessor e mais fácil de jogar com miniaturas (a grande disparidade com seu antecessor era não precisar de miniaturas para jogar).

Regras

starwars_d20_darthvader

Capa do Básico do Star Wars Saga

De cara, a Defesa foi dividida em três: Defesa de Fortitude, Defesa de Reflexo e Defesa de Vontade (antes era só a Defesa, as saving throws somem) e todo ataque tem um “teste” para acertar nelas. As pericias agora são divididas em treinadas (recebem o bônus da classe) e não treinadas, além de não existir mais pontos para adquirir as pericias.

As classes no básico foram reduzidas: Jedi, Noble, Scoundrel, Scout and Soldier. A evolução dos personagens ainda é baseada em níveis, só que o progresso dessas classes é através das “Árvores de Personagem”, definindo Talents e Feats.

Agora não é possível atacar mais de uma vez por turno; para isso é necessário escolher um feat extra para isso. As regras para atacar e para testes continuam as mesmas. Existe um novo elemento chamado Destiny Point e todos os jogadores têm direito a um número de pontos por jogo, que dão direito a um tipo variado de bônus no jogo, como dar um ataque critico automático sem rolar os dados ou ainda ser bem sucedido numa atividade impossível.

O reinado da WoTC sobre a ambientação de Star Wars teve seu fim em 28 de janeiro de 2010. Star Wars d20/Saga ainda é muito jogado hoje em dia e como ele era um experimento para a 4ed de D&D, ainda é possível jogar sem as miniaturas — que cheguei a jogar, mais que sua versão anterior. Essa versão, ao contrário da outra, é mais sombria com relação ao uso da Força; não vi regras para fazer um planeta como Júpiter ficar coberto de flora como no D20 ou como destruir uma Estrela da Morte com.

Bom é isso galera, na próxima matéria veremos o Star Wars da Fantasy Flight Games.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s