Dicas para mestrar/narrar de improviso: Parte II e Final

Ai galera, aqui quem fala é o Tretomancer, como vocês estão? Espero que bem. Hoje trago a continuação da matéria sobre como narrar/mestrar de improviso, agora falando sobre os blocos de construção e — vamos direto ao ponto:

Eu costumo dividir em quatro blocos distintos: Bloco de Temática, Bloco da Ambientação, Bloco de Aventura/Campanha e Bloco dos Personagens. Só um detalhe antes de começar: leia (ou ouça, caso tenha áudio book) e assista (filmes, séries e novelas também servem). Lembrando que esses blocos são pura anotação.

Bloco de Temática

Esse bloco é onde você vai escolher a(s) temática(s) para seu jogo, podendo ser medieval, futurista, pós-apocalíptico, contemporâneo, etc.

Exemplo: eu e os Jogadores, escolhemos neste bloco a temática medieval.

Bloco de Ambientação

Nesse bloco é de onde vai vir o clima para sua aventura / campanha e que pode ser de terror, horror, comedia, ação, drama, romance, fantástica, etc.

Exemplo: continuamos a fazer escolhas e nessa camada de bloco, decidimos pela opção fantástica, pois queremos algo bem heroico para jogar, como as aventuras de Bilbo Bolseiro.

Bloco da Aventura/Campanha

Nesse bloco você vai usar tudo que você tiver visto de interessante em livros e filmes, ou seja, as coisas que acontecem dentro da ambientação destes filmes e livros.

Exemplo: continuando com os blocos acima, para poder jogar com os Jogadores, eu (como Mestre) escolhi, numa das anotações que tinha feito, uma aventura sobre os jogadores serem contratados para proteger um nobre que precisa fazer uma viagem urgente de negócios.

Bloco dos Personagens

Aqui vão os detalhes de personagens que você vai ver em filmes e livros, tais como comportamento, modo de agir, costumes e tiques pessoais.

Exemplo: para construir o nobre escolhido no bloco dos personagens, entre seus comportamento e modo de agir — “desconfiado” e “medroso” — decido que ele tem o costume de fumar e o tique de espirrar sempre que chega num local diferente.

 

Valeu galera, espero ter aberto seus horizontes ou pelo menos ter ajudado com um novo modo de fazer suas aventuras interessantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s