A Sombra da Lua – Cronologia de campanha

Vale morgulPessoal, mais sequências de cronologias de campanhas na Terra Média (Véi, como eu amo isso). Agora eu encerro a trilogia que teve início com a crônica Arvedui, o último Rei, e que já foi relatada aqui no Mundos Colidem. Essa campanha segue até Gondor, onde os aventureiros foram avisar ao rei de um ataque a Minas Ithil, que posteriormente seria conhecida por Minas Morgul.

Crônica: A Sombra da Lua
Sistema: CODA
Duração: 2009 a 2012
Personagens: Ithron Anor (mágico dunadán), e Beleghûn Forod (mestre de sabedoria dunadán).

 

 

Cronologia A Sombra da Lua

Capitulo 1: O Anoitecer

1999 TE

16/11: Gilrhûn está grávida, Ithron está em dúvidas sobre ir ao encontro de Beleghûn.

17/11: Ithron conversa com Camlost.

18/11: Visita de Radagast e Gandalf (conversam sobre Celebeth).

19/11: Ithron conversa com Gilrhûn e Adan.

25/11: Partida de Ithron, Camlost, Gandalf e Radagast. Ínicio da caçada a Celebeth.

06/12: Ithron e Camlost são atacados nas montanhas sombrias, por Celebeth. Ithron desaparece nas montanhas, Camlost escapa de Celebeth.

2000 TE

05/12: Conferência dos capitães de Ithil, com o princípe. Chegada de Sellithil à Torre da lua.

06/12: Chegada dos batedores, e partida de Banazîr e Sellithil.

07/12: Chegada de Alin, o mensageiro de Mordor.

08/12: Ataque dos orientais a Torre da Lua, Beleghûn vence o capitão, mas se feriu gravemente. O exercito de Ithil vence os orientais.

09/12: Orcs e Trolls atacam a Torre da Lua, muitos Gondorianos são mortos.

10/12: Beleghûn acorda. Conversa com Barahir, o sábio. Reunião com o Princípe Earnür e o capitão Thartalion. Chegada dos batedores, um novo ataque se aproxima.

15/12: Chegada do exército do leste comandado por Remmirath, conferência dos capitães aos portões de Minas Ithil.

Capítulo 2: A Alvorada de Esperança sobre Camlost e Adan

2000 TE

8/1: Camlost retorna para Tharbad, com a noticia do desaparecimento de Ithron.

27/1: Camlost e Adan partem para Bree.

3/2: Chegada a Bree, ambos se juntam aos guardiões do norte.

30/3: Encontro com Aranarth.

29/4: Aniversário de Beleghûn.

27/6: Aniversário de Adan.

14/7: Nascem os gêmeos Valandil e Nienna, filhos de Ithron.

18/8: Gilrhûn entrega os gêmeos a Oddo, É encontra Adam, depois parte.

23/8: Gilrhûn é encontrada morta nos arredores de Bri.

23/9: Camlost e Adan partem de Bree, em caçada a Celebeth nas montanhas sombrias.

5/12: Chegada ao passo do chifre vermelho.

10/12: Chegada de Camlost e Adan a Lórien. Os elfos os encontram nas fronteiras, e recebem notícias de Beleghûn e Banazîr.

Sobre Banazîr

2000 TE

6/12: 1 ano do desaparecimento de Ithron. Banazîr partem de Minas Ithil na alvorada, acompanhado de Sellithil.

7/12: Chegada a Minas Anor, Banazîr Envia mensagem a Lórien.

8/12: Banazîr parte de Anor em direção ao norte.

11/12: Encontro entre Banazîr e Haldir de Lórien, próximo as cachoeiras de Rauros.

Sobre Beleghûn, Banazîr e o destino da Torre da Lua

2000 TE

15/12: O exército do leste comandado por Remmirath, ataca a Torre da Lua. Thartalion é gravemente ferido, os homens de Gondor recuam e se escondem nas muralhas, os inimigos iniciam um cerco.

16/12: Na alvorada, Banazîr e os elfos chegam a auxílio aos homens, o príncipe Earnür, sai em ataque da torre e vencem os orientais. Banazîr traz notícias de Ithron para Beleghûn.

Capítulo 3: Velhos Amigos e Velhas Conversas

 2000 TE

16/12: Beleghûn, acorda por volta do meio dia, ainda bastante cansado da noite anterior, o mesmo sai até o pátio e descobre que agora neva, e encontra Haldir (elfo de Lórien), eles conversam sobre Ithron, Adan e Camlost. Banazîr chega e entra na conversa, Após o princípe Earnür tambem se junta a o dialogo, e Haldir parte. Após saida do princípe, Barahir chega, e convence os homens do norte a aconselhar o herdeiro do trono de Gondor, a partir para Minas Anor em busca de reforços. Após conversa com o herdeiro, o mesmo nomeia Beleghûn como Comandante, até a recuperação de Thartalion, e Banazîr como o conselheiro.

17/12: O princípe parte com Barahir e a sua guarda, após a partida Banazîr se desfaz das suas funções e nomeia Túrin de Dol Amroth (Aranarth) para a função de Conselheiro. O Sábio mão certeira parte de Minas Ithil. Ithron é resgatado pelos Elfos de Lórien, nas montanhas sombrias.

Capítulo 4: Velhos Amigos e Velhas Conversas (Parte 2)

 2000 TE

19/12: Conversa entre Beleghûn e Túrin de Dol Amroth (Aranarth) sobre a real situação do cerco a Minas Ithil (localização das tropas inimigas, as tropas inimigas, o passo de Cirith Ungol, os caminhos que levam a torre da lua, a disposição dos batedores, o animo dos exercitos aliados, os recursos disponivéis e o Palantir de Ithil). Ithron chegou a Lórien, e encontrou Ithron.

Capítulo 5: Sozinhos na Escuridão

 2000 TE

24/12: Chegada de Camlost e Adam (filho de Ithron) a Minas Ithil. Conversa de Beleghûn com Thartalion. A nevasca se dissipa. Beleghûn, Turin (Aranarth), Adam, Camlost e 50 homens sobem ao passo de Cirith Ungol. Encontram um sinete dos reis dos bruxos de Angmar.

25/12: Observam a movimentação do inimigo em Cirith Ungol. Camlost e Adam ficam como Batedores no passo. Beleghûn e Turin (Aranarth) retornam para Minas Ithil.

Capítulo 6: O Guerreiro da Espada Negra (Parte 1)

2000TE

31/12: Banquete de final de ano, chegam as primeiras notícias do passo de Cirith Ungol, e da defesa comandada por Camlost.

2001TE

01/01: Ataque dos exércitos do leste as primeiras horas da manhã. Bacihr (o warg de duas cabeças) é usado no combate, ele fere gravemente Túrin (Aranarth), e Beleghûn o mata, nas primeiras horas da manhã, e o capitão de Ithil em exercicio, parte em auxilio a os homens no passo. Beleghûn chega ao passo com o auxilio, e ajuda a Camlost, a vencer os inimigos. O mão vazia, assume a responsabilidade por proteger o passo, e os homens o chamam de o “espada negra”. Ao cair da noite, o príncipe passa por Ithil, em direção ao sul para guarnecer a fronteira. Os homens de Ithil questionam a finalidade da defesa da torre.

Capítulo 7: O Guerreiro da Espada Negra (Parte 2)

 2001 TE

8/1: Conversa entre Belghûn e Turin (recursos escassos, e Beleghûn pensa em retirada). Beleghûn envia carta ao rei por Aranarth. Camlost vai até minas Ithil, para conferência com Beleghûn.

10/1: Aranarth chega a Gondor: encontro com o regente Mardil, e entrega da carta. Aranarth vai a casa de Selithil, e Tarondor (filho de Beleghûn).

11/1: Aranarth recebe resposta do Rei.

13/1: Aranarth retorna de Gondor, com noticias (Tarondor e mais recursos). Chega carta de Banazîr a Beleghûn, ele responde, e a resposta e interceptada.

15/1: Os batedores são atacados. Celebeth descobre que é Camlost quem está comandando a defesa do passo de Cirith Ungol. Beleghûn prepara o exercito de Ithil para um ataque. Banazîr e Ithron partem de Lórien.

Capítulo 8: O Traidor

2001 TE

16/01: Galdor retorna sozinho e gravemente ferido do ataque feito aos batedores. Ao fim do dia parte uma nova comitiva de batedores comandada por Tarkan (tenente) e Ingold.

17/01: Camlost tem nova conferência com Beleghûn, sobre a situação do passo de Cirith Ungol.

18/01: Os batedores retornam. Alguns homens adoecem, o responsável pela enfermaria o sábio Hallas, atribui a doença a fonte de água. Beleghûn reposiciona os batedores.

21/01: Após testes Hallas chega a conclusão que o suprimento de água de Ithil está envenenado. Celebeth parte de Mordor para o norte. O mensageiro do Príncipe chega com a notícia da derrota no sul.

25/01: Beleghûn envia Ingold como mensageiro para o rei de Gondor.

Capítulo 9: Entre a Espada e a Neve

2001 TE

30/01: O príncipe retorna para Ithil, após a derrota no sul. A cabeça de Ingold é jogado em Minas Ithil, por uma ave. Beleghûn e enviado para o passo de Cirith Ungol.

01/02: Batedores são encontrados nos arredores do Passo do Cirith Ungol.

03/02: Ithron e Banazîr chegam a Minas Ithil, com mais 150 homens.

04/02: Ithron sobe o passo com Beleghûn, e reencontram Adam.

Capítulo 10: A Queda do Mão Vazia

2001 TE

05/02: Um grande exercito se chega a Ithil nas primeiras horas do dia; os soldados do passo logo avistam a chegada, e depois são atacados de surpresa por Lobisomens vindos de Cirith Ungol.210 homens morreram no passo. As batalhas terminam no passo, mas ainda duram em Ithil. Morre Camlost filho de Menelmacar.Adan assume Angmorn.

08/02: Termina a batalha em Ithil, os homens vencem, mas as perdas são inúmeras.

10/02: Adan desce o passo para falar com o capitão de Ithil.

11/02: Retorno de Adan ao passo.

15/02: Banazîr conversa com Turin, regente de Gondor.

17/02: Banazîr tem audiência com o rei.

18/02: Banazîr parte de Minas de Anor.

01/03: Termina o Inverno.

04/03: Aniversário de Ithron. Beleghûn, Ithron e Adan estão no passo.

11/03: Chegam às tropas com os suprimentos enviadas pelo Rei, com a ordem do retorno do príncipe a Gondor. O príncipe não retorna. Banazîr chega a Lórien.

29/04: Aniversário de Beleghûn, Ele recebe a primeira carta de Selethil.

27/06: Aniversário de Adan.

14/07: Aniversário dos gêmeos de Ithron. Apartir desse dia o cerco se fecha, não há mais nenhuma comunicação com Minas Anor, todos os batedores e mensageiros são mortos a partir desse dia.

09/09: Ithron e Beleghûn são intimados a ficar em Minas Ithil, Thartalion assume a defesa do passo.

02/10: Mensagens de pedido de rendição chegam diariamente a Minas Ithil. Acompanhadas de desafios ao príncipe.

21/10: O grande exercito de Mordor começa a marchar em direção a Ithil.

15/11: Os primeiros mensageiros chegam a Minas Ithil, e solicitam a entrega da fortaleza.

23/11: Inicia-se o grande o cerco a Minas Ithil.

03/12: O último mensageiro de Mordor solicita rendição os exércitos de Minas Ithil. Beleghûn e Ithron estão em Ithil, impossibilitados de sair.

31/12: Mesmo com o cerco, o príncipe oferece o jantar de ano novo. Banazîr não consegue reforços e parte sozinho com um pequeno contiguente de guardiões do norte. Aranarth fica em Valfenda, a conselho de Banazîr e Elrond.

2002 TE

03/01: Os exércitos de Mordor chegam a sua totalidade a Minas Ithil.

Capítulo 11: O Crepúsculo dos Heróis

2002 TE

04/01: Inicia-se os ataques.

05/01: A defesa de Minas Ithil sofre fortes baixas. Ithron consegue 12 horas de trégua, o Príncipe Earnïr foge com Ithron, e a sua guarda pessoal. Beleghûn, Thartalion e Adan, ficam para comandar a última defesa de Ithil.

06/01: Nas primeiras horas, Beleghûn morre pelas mãos de um Nazgûl, junto com os seus companheiros. Minas Ithil e tomada, e apartir desse momento passa a ser conhecida como Minas Morgul, a torre da bruxaria. Ao anoitecer Ithron chega em Minas Anor, e relata os acontecimentos, e a cidade passa a ser conhecida como Minas Tirith. Ithron vai ao encontro de Banazîr, e ambos decidem partir.

07/01: Ao saber da morte de Beleghûn, Selithil entrega o seu filho aos cuidados de Ithron e se suicida.

20/01: Ithron, Banazîr e Tarondor partem de Minas Tirith.

04/03: Chegada dos viajantes a Bree, Finalmente Ithron retorna para casa, e pode encontrar os gêmeos: Valandil e Nieena.

 

Assim cessaram as aventuras de Ithron e Beleghûn, que foram os mais valorosos dunedains do Norte em seu tempo, e por longos anos os seus feitos foram contados em relatos que o próprio Aragorn citou desta história quando retomou Minas Ithil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s