Dicas para mestrar/narrar de improviso: Parte I

E ai galera aqui quem fala é o Tretomancer! Hoje vou dar umas dicas de como eu conduzo minhas aventuras (sei que já existem muitas por aí), ou pelo menos é como eu faço; adapte da forma que desejar. Espero que estes passos básicos que eu costumo seguir sejam de ajuda pra vocês.

Acho que por passar tempo demais sem narrar/mestrar, acabei lendo muita coisa e absorvendo um pouco de cada sistema que li, então, sem mais delongas:

Improvisando

  1. Ler muito: isso tá na cara, né? Acredito que todo narrador/mestre faz isso, só que tem um detalhe aqui – costumo fazer anotações do que gostei em cada leitura, seja escrevendo ou mentalizando e depois guardando no cérebro (é, uso constantemente minha memória pra isso).
  2. Blocos: procuro guardar essas anotações e pensamentos em blocos e vou criando raízes das anotações neste bloco, como uma arvore genealógica:
Deu pra entender?

Deu pra entender?

  1. Tipo de jogo: defino com os jogadores como eles desejam que a aventura seja ambientada, se é medieval, futurista e etc.
  2. Jogo livre/preso: depois que o passo 3 é decidido, vamos conversar com os jogadores antes de começar a mestrar/narrar – como o jogo será abordado na camada seguinte, se vai ser de horror, investigação (suspense), se terá mais combate ou se será aventura (ação) e dependendo do envolvimento dos jogadores, vou dando mais liberdade, apesar de gostar de deixar o mundo livre para eles transitarem como quiserem.
  3. Inicio, meio e fim: geralmente o início é decidido com os jogadores fazendo a ficha, ou só por meio de conversa com os jogadores antes do jogo; o meio depende inteiramente dos jogadores (não foco na história do jogo e sim na história dos jogadores); já o fim é decidido através dos blocos que eu criei e incrementado pelos jogadores.

Na próxima publicação explicarei um pouco melhor como trabalhar com os blocos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s