Resenha: 5ª ZN Lúdica

ZNL5 (57)

Mesas cheias na 5ª ZN Lúdica

Hoje faz exatamente uma semana que rolou a 5ª ZN Lúdica — a mostra de RPG e Boardgames da Zona Norte de Natal/RN. Ela teve lugar no Shopping Estação, das 12;00h às 18:00h e contou com a presença de narradores de RPG e vários boardgames, além de uma partida emocionante (e com final inesperado) do jogo de miniaturas de X-Wing, onde as naves espaciais do universo de Guerra nas Estrelas travam combates entre si.

Você pode conferir mais detalhes na fanpage da ZN Lúdica no facebook (ZN Lúdica no Facebook), mas deixe eu adiantar os detalhes principais:

Role-Playing Games

O tema desta ZN Lúdica foi super-herois, então tivemos uma boa quantidade de jogos com super-heróis ou com uma tendência heroica, embora não fosse algo obrigatório. Nem todos os mestres narradores optaram por trazer aventuras com supers, mas todos trouxeram superaventuras! Olha só:

Pesos pesados dos Vingadores!

Vingadores em alto estilo!

Mestre Kadu: após narrar Lenda dos 5 Anéis, Kadu mandou bala em um clássico jogo de supers, o Marvel Super Heroes (da finada TSR) e uniu heróis peso-pesado da Marvel em uma aventura pra lá de emocionante.

Mestre Thiego: usando o sistema Daemon, Thiego trouxe os heróis do U.F.O. Team, um cenário da também saudosa revista de RPG Dragão Brasil. Foi um show de personagens com superpoderes exóticos na luta contra invasores alienígenas, no cenário de Invasão!

Mestre Tonny: apesar de ser em princípio, um jogo de sobrevivência e luta pela defesa da ecologia do planeta através de lobisomens guardiões da natureza, Lobisomem: o Apocalipse não deixa de ser um jogo de heróis contra um destino inevitável. E Tonny trouxeuma aventura envolvente (e eletrizante) para seus jogadores.

Mestra Debby: narrando pela primeira vez, Debby levou seus jogadores através de uma sessão de jogo de sobrevivência e horror zumbi com o RPG nacional Terra Devastada, em uma Natal cheia de surpresas desagradáveis e situações inusitadas — isso sem falar nos personagens pitorescos (que foram um dos pontos altos da aventura).

Mestre João Ferreira: usando um hack (chamado World of Dungeons) do aclamado RPG de fantasia Dungeon World (que por sua vez, é derivado do RPG Apocalipse World) e um sistema de dungeons em cartas, João deu um show de recursos e emoção aos seus jogadores. RPG de fantasia bem Old-School com regras modernas!

Um dos caçadores de vampiros!

Um dos caçadores de vampiros!

Mestre Lucas: trouxe um suplemento clássico de Vampiro a Máscara, o raríssimo Caçadores Caçados — onde ao invés de jogar como vampiros, você luta contra eles. Imagina só: humanos. Contra vampiroS. Não é fácil, mas todo mundo curtiu!

Mestre Auciney: também usando o sistema Daemon, Auciney fez uma aventura repleta de ação no cenário do videogame Resident Evil, que teve até participação de uma dupla de pai e filho como jogadores! É o RPG unindo gerações!

Mestre Leonardo: com uma aventura de samurais nas terras de Rokugan, cenário do clássico (e agora em português) RPG Lenda dos 5 Anéis, Leonardo levou seus jogadores através de uma aventura cheia de muito estilo, katanas, diplomacia, katanas, diversão e katanas (eu já falei que tem katanas?).

Mestre Olivânio: narrar RPG para crianças parece difícil à primeira vista, mas Olivânio narrou para um grupo que simplesmente não queria desistir até que tivessem pego todos os seus Pokémons! E você acha que eles pararam por aí? A sessão de jogo teve que ser expandida para acomodar a euforia dos jogadores, mostrando que o já veterano RPG nacional 3D&T foi um sucesso entre a garotada.

Primeira rolagem de dados!

Primeira rolagem de dados!

Mestre Robson: tem o mérito de ter narrado para o mais jovem jogador da 5ª ZN Lúdica, em sua primeira aventura de RPG! Usando o sistema BESM, da saudosa editora norte-americana Guardians of Order, Robson orientou os primeiros passos do pequeno aprendiz dos Role-Playing Games!

Boardgames

Não faltaram opções de jogos

Não faltaram opções de jogos

Nem preciso explicar que Tendson e Salomão trouxeram uma quantidade enorme de jogos, né? Eles espalharam tabuleiros pela ZN Lúdica e fizeram várias demonstrações, de jogos de tabuleiro a jogos de cartas, passando por várias modalidades de jogos de estratégia, administração, cooperação e simples competição divertida e envolvente  entre amigos. Várias das pessoas que visitavam o Shopping Estação não resistiram à curiosidade e sentaram para aprender as regras e muitos ficaram para mais uma partida.

E como se isso não fosse o bastante, Jorge Alberto e Pedro Henrique trouxeram suas armadas de X-Wing para dar um show logo na entrada do evento — a primeira coisa que à vista de todos que chegavam à ZN Lúdica, e não foram poucos que pararam para apreciar as trocas de manobras, ataques e defesas entre os dois comandantes.

Cards, naves, dados, X-Wing está com tudo!

Cards, naves, dados, X-Wing está com tudo!

E no fim de tudo…

Com novo espaço e com uma nova e entusiasmada equipe de organização, a 5ª ZN Lúdica mostrou que o RPG na Zona Norte não está morto (longe disso!), apenas adormecido. Muitos mestre e jogadores da velha guarda, ou simplesmente o pessoal que nos últimos tempos não encontrava mais tempo ou um grupo com o qual jogar, surpreenderam-se com a possibilidade de conhecer novos fãs do hobby e seguir adiante com suas aventuras.

A ZN Lúdica já tem duas edições marcadas para 2016, além da possibilidade de ser convidada para atividades fora da ZN, para levar nosso hobby favorito a todos os lugares da cidade! Fiquem atentos às novidades da fanpage e neste humilde blog, onde acompanhamos de perto os eventos e novidades de RPG e boardgames em Natal!

Quer ver mais imagens? Dê uma olhada no álbum de fotos da 5ª ZN Lúdica!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s