Fichas de Personagens

Eu adoro criar material para as campanhas: props, NPCs, notas e… fichas. Pois é. Muito embora cada sistema de jogo tenha sua ficha oficial, eu tenho esta percepção – ou desejo, sei lá – que o sistema de RPG, sua mecânica, deve ser adaptado não só ao seu grupo de jogo, mas à sua vontade, ao seu modo de mestrar.

Eu sou um mestre de GURPS tradicional, pelo menos na maior parte. Há sutilezas do sistema que não uso e provavelmente jamais usarei. Algumas são aplicada em determinadas campanhas, enquanto em outras não. Há aquelas que são usadas com grandes ou pequenas modificações, e até mesmo exatamente da forma como vem escrita no livro.

Mas ficha, ficha de personagem, para mim é uma coisa séria. Metade arte e metade técnica, ele me parece como um portfólio do sistema e da campanha que representa: entrega-me tua ficha de personagem e eu te direi como jogas. E não falo apenas do jogador. O GM, principal responsável pela execução das regras, é representado pels fichas. E o sistema que usam enquanto grupo de jogo. O que deverá existir nelas? Como serão mantidas? Como serão preenchidas? A lápis? Caneta? Computador?

No meu caso, as fichas primeiro passam por um processo de reflexão sobre o que vai ser usado na campanha. No meu caso, a primeira versão da ficha iria ser usada para um jogo de ação cinematográfica, com uma quantiade específica e limitada de vantagens, desvantagens e perícias. A estrutura da campanha faria com que o jogador, no momento da criação, não necessitasse escolher dúzias de perícias (a menos que desejasse) e vantagens. Ela deveria ter fácil visibilidade para seus elementos principais e seria preenchida à mão, já que eu havia fornecido um pequeno guia de criação de personagens aos jogadores, contendo cerca de 10 páginas e tendo tudo o que era necessário para o personagem.

Após as fichas serem preenchidas e usadas em umas duas ou três sessões de jogo, elas foram substituídas por uma versão menor, com metade do tamanho, onde havia apenas o espaço essencial para o conteúdo do personagem. Desta forma, era mais fácil de manusear e permitiria ao jogador encontrar rapidamente informações e estatísticas do personagem sem distrair-se com espaços irrelevantes ou não-preenchidos.

Como vocês fazem? Vocês chegam a se dar o trabalho?

Anúncios

6 comentários sobre “Fichas de Personagens

  1. Você é um dos meus narradores, então sabe o quanto eu adoro “enfeitar” a ficha… E claro, pra mim todo personagem tem que ter um rosto e uma história e eu simplismente adoro procurar/criar isso!
    Meu conhecimento em sistemas é muito limitado e só posso dizer que eu adoro RISUS pela simplicidade e obviamente porque me deixa criar os clichês da forma que eu bem entender! Adoro isso!
    Mas GURPS é bom também, acho bem simples. A unica coisa que complica é na hora de rodar os bozos…
    Ô menina azaradinha eu sou viu? xD

    Curtir

  2. Pois é, Dudu – é uma coisa de sistema, eu creio. Eu sou daqueles “Old School” em relação a dados/regras, eu acho que é importante rolar um bozó de vez em quando. Mas isso sou eu. No final das contas, não é nada demais ser um tanto reducionista e chegar a um jeito de ser Risus ou PDQ: meia dúzia de definições e pronto. Tem horas que eu gosto, mas não no momento. Pode ser uma fase, sei lá.

    Dana, tem também este aspecto que você lembrou, da ficha ser um “prop” contínuo do jogador, uma espécie do diário onde ele registra a passagem do personagem pela campanha. Castle Falkenstein é assim, e tem outros jogos com uma vertente mais narrativa que seguem esta idéia, mas no final das contas, o negócio é se divertir.

    Curtir

  3. Dei uma olhada e gostei muito do material de Shadow Chasers. Petras tem mesmo essa manha com fichas. Não é atoa que das 8.5 variações de fichas para Ehlíria ele já participou, fez e contribuiu em muitas!

    Acho que Dana se acostumou tanto a jogar sem dados que os mesmos ficaram ariscos. Quando rolar em GURPS apenas pense: “1,1,1”

    Curtir

  4. …a menos que você esteja pensando em dano, aí o negócio é 6,6,6,6,6,…

    E aguarde, que tem muito mais de Shadow Chasers para entrar. Semana que vem eu coloco umas fichas, props, etc.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s